INSTRUMENTOS PARA PESQUISA

Escala de Compra por Impulso

 
Trata-se de uma medida para aferir um único fator referente à tendência de comprar por impulso. Quanto maiores os escores, maior a tendência a comprar por impulso.

 

Referência:
​Aquino, S. D., Natividade, J. C., & Lins, S. L. B. (in press). Validity evidences of the Buying Impulsiveness Scale in the Brazilian context. PSICOUSF.

Escala Reduzida de Descritores de Personalidade - Red5

 
Trata-se de uma medida para acessar os cinco grandes fatores de personalidade - Big-five: extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura a experiências.

 

Referência:
​Natividade, J. C., & Hutz, C. S. (2015). Escala reduzida de descritores dos cinco grandes fatores de personalidade: prós e contras. Psico (PUCRS), 46(1), 79-89. Doi: 10.15448/1980-8623.2015.1.16901

Escala de Ciúmes Emocional e Sexual - ECES

 

Trata-se de uma medida para acessar níveis de ciúme por meio de dois fatores: emocional e ciúme sexual. 

 

Referência:

Natividade, J. C., Fernandes, H. B. F., & Hutz, C. S. (2011). Construção e validação da escala de ciúme sexual e emocional. Pôster apresentado no VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, Lisboa, Portugal.

Sexy7 - Brasil

Trata-se de uma medida para acessar características pessoais relacionadas à sexualidade. Ela mede sete fatores da sexualidade: atratividade sexual; orientação de gênero; disposição erótica; investimento emocional; exclusividade em relacionamentos; orientação sexual; restrição sexual. Esses fatores são semelhantes a fatores de personalidade, contudo, relacionados à sexualidade. 

 

Referência:

Natividade, J. C., & Hutz, C. S. (2012). Sexual dimensions of person description are seven also in Brazil. Pôster apresentado na 16th European Conference on Personality, Trieste, Itália.

Escala de papéis de gênero

 

Trata-se de uma medida para construir e validar uma escala para papéis de gênero a partir de um levantamento empírico de características femininas e masculinas.

 

Referência:

Barros, M. C., Natividade, J. C., & Hutz, C. S. (2013). Construção e validação de uma medida de papéis de gênero. Avaliação Psicológica, 12(3), 317-324.

Teste de conhecimento científico sobre HIV /aids

 

Trata-se de uma pesquisa para elaborar e validar um teste para aferir níveis de conhecimento científico sobre HIV/ aids.

 

Referência:

Natividade, J. C., & Camargo, B. V. (2012). Elaboração e evidências de validade de um teste de conhecimento científico sobre HIV /aids. Revista Psicologia e Saúde, 4(1 ), 39-52.

Escala de percepção de risco de contágio por HIV

Trata-se de uma pesquisa para construir e testar as propriedades psicométricas de uma escala para avaliar a percepção de risco de contágio por HIV. 

 

Referência:

Natividade, J. C., & Laskoski, L. M. (2011 ). Construção e validação da escala de percepção de risco de contágio por HIV Pôster apresentado no V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, Bento Gonçalves, RS.

Escala de Orientação Sociossexual - SOI-R-Brasil

 

Trata-se de uma pesquisa para adaptar e buscar evidências de validade do Sociosexual Orientation lnventory Revised (SOI-R) para o Brasil. 

 

Referência:

Natividade, J. C., Fernandes, H. B. F., & Hutz, C. S. (2013). Evidências de validade para o Brasil do Inventário de Orientação Sociossexual Revisado (S01-R-Brasil). Pôster apresentado VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, Maceió, AL.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451.900

+55 21 3527.2080

  • Facebook ícone social