top of page

Psicologia Social na Sacola de Compras

Atualizado: 8 de jun. de 2020

Você...

...acha que nossa personalidade tem poder sobre nosso comportamento de compra?

...supõe que ser homem ou mulher pode ser um fator que direcione nosso comportamento?

...pensa que somos suscetíveis a influências quando compramos algo?

Então, você precisa ler isso!


De acordo com dados Nielsen (setembro de 2017), 70% das decisões de compra são realizadas na loja. Ou seja, na hora que você tá pertinho do produto é a hora que você tende a escolhê-lo irrefletidamente - ou não. Essa é uma característica da compra por impulso! A compra por impulso acontece sem reflexão, espontaneamente, se estamos perto de algo que desperta, por qualquer razão, alguma vontade de comprar. Não é uma patologia, mas é um hábito comum a todos os brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo SPC em 2015.


💭

Nós realizamos um estudo diferenciado para conhecer o impacto da personalidade, dos hábitos, das características sociodemográficas e da influência interpessoal sobre o nosso comportamento de compra por impulso. A pesquisa foi respondida por 1.296 brasileiros acima de 18 anos, de todos os estados do Brasil, e os resultados mostraram coisas bem interessantes.




Por exemplo, pessoas com médias mais altas em Neuroticismo (fator da Personalidade que indica o quanto experimentamos ansiedade, instabilidade e emoções negativas) apresentaram maior tendência a se envolver em compras por impulso. Da mesma forma, as pessoas que não têm hábito de fazer lista de compras e as que apresentam maior suscetibilidade à influência normativa tendem a ser compradores mais impulsivos.

instabilidade emocional X planejamento e foco = fatores de personalidade se correlacionam de modo distinto com compra por impulso

Já indivíduos que apresentaram altas médias no fator Conscienciosidade (parece um trava-línguas, mas é o nome do traço de quem tende a ser mais planejado, organizado e focado em resultados) apresentaram médias menores no comportamento de compra por impulso. Entendemos que pessoas conscienciosas trabalham de forma disciplinada em direção a seus objetivos, possuem altos níveis de reflexão e comportamentos focados em objetivos, o que explica o fato de diminuir o comportamento de compra por impulso à medida em que a Conscienciosidade é mais alta. Os indivíduos que têm hábito de fazer lista de compras ou apresentam menor suscetibilidade à influência normativa, também tendem a comprar menos por impulso.


Quem tende a comprar mais por impulso? Homens ou Mulheres?

Se você quer matar a curiosidade de saber se há diferenças entre sexo biológico... a resposta é sim: a média de compra por impulso também varia de acordo com sexo e a tendência de comprar por impulso é maior em pessoas de sexo feminino, independente dos fatores de personalidade.


Ah! Sabe aquela proposta tentadora de um novo cartão de crédito? Pense bem sobre a necessidade de preenchê-la. Perguntamos sobre hábitos de compra com cartões, e nosso estudo mostra que a quantidade e frequência de uso de cartões de credito também foram aspectos financeiros significativamente impactantes no comportamento de compra por impulso.


Com nossos apetites materiais sendo estimulados continuamente, pesquisas de Psicologia Social aplicadas ao contexto de compras são cada vez mais impulsionadas. Conhecer esses resultados nos ajuda a realizar avaliações individuais sobre quais características psicológicas, quais hábitos ou quais contextos podem estimular nossos comportamentos de compra. O autoconhecimento pode atenuar uma tendência de comprar por impulso e viabilizar finanças e hábitos mais equilibrados.


Se você quiser conhecer melhor os conceitos e métodos desta pesquisa, fique à vontade para entrar em contato com a autora do estudo, nossa pesquisadora MSc. Sibele D. de Aquino - sibele.aquino@gmail.com.


Boas compras!



Como citar este texto:

Aquino, S. D. (2019). Psicologia social na sacola de compras [Blog post]. Retrieved from https://www.l2ps.org/blog/psicologia-social-na-sacola-de-compras

283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page